Sem reajuste, acrescido apenas da correção inflacionária do período, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 poderá ser pago a partir da próxima quarta-feira (3/1). Pelo menos por quem optar por retirar a guia pelo site da Prefeitura de Goiânia. Caso contrário, a orientação é se programar para fazer a quitação a partir de 15 de janeiro, quando a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) começa o envio dos boletos da primeira parcela ou de cotas únicas pelos Correios. O mesmo vale para o Imposto Territorial Urbano (ITU).
Conforme o cronograma elaborado pelo município, o contribuinte poderá realizar o pagamento à vista, com desconto de 10%, no dia 20 de fevereiro de 2024. A data também é o limite para aderir ao parcelamento, que poderá ser feito em até 11 vezes, com a última parcela para o dia 20 de dezembro de 2024. Vale lembrar que os imóveis com valor venal de até R$ 157 mil são isentos do pagamento do imposto, se enquadrando no programa IPTU Social.
Em 2023, segundo o prefeito Rogério, o projeto beneficiou cerca de 70 mil famílias. “Trabalhamos e conseguimos isentar todas essas famílias do pagamento do IPTU. Todas elas recebem a notificação dos Correios, informando que não precisam se preocupar em quitar o imposto. Esse benefício leva dignidade para muitos cidadãos”, pontua o gestor.
Com a atualização do Código Tributário do Município de Goiânia, sancionada pelo prefeito Rogério em dezembro de 2022, o IPTU do goianiense passou a ser corrigido somente pela inflação. O contribuinte continua tendo a facilidade de optar pelo pagamento realizado por PIX, cartão de crédito ou débito.
De acordo com o secretário municipal de Finanças da capital, Vinícius Henrique Alves, a previsão é de que todos os carnês sejam entregues até o dia 15 de fevereiro. “Já acertamos com os Correios essa data limite para a entrega dos boletos, justamente para o contribuinte se organizar em relação ao pagamento do imposto. Mas, se por algum motivo o carnê não chegar, a solicitação de uma segunda via pode ser feita em uma agência do Atende Fácil ou em nosso site”, comenta.
Confira o calendário de pagamento do IPTU 2024:
1ª parcela ou cota única: vencimento em 20 de fevereiro
2ª parcela: vencimento em 20 de março
3ª parcela: vencimento em 22 de abril
4ª parcela: vencimento em 20 de maio
5ª parcela: vencimento em 20 de junho
6ª parcela: vencimento em 22 de julho
7ª parcela: vencimento em 20 de agosto
8ª parcela: vencimento em 20 de setembro
9ª parcela: vencimento em 21 de outubro
10ª parcela: vencimento em 20 de novembro
11ª parcela: vencimento em 20 de dezembro