GoiâniaGoiânia

Hospital das Clínicas da UFG precisa de doações de sangue e plaquetas

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás  (HC-UFG/Ebserh) recebe aproximadamente 20 doações de bolsas de sangue por dia, o que contabiliza pouco mais de 600 doações por mês. Porém, a unidade necessita de 30 bolsas diárias, para que consiga manter os estoques adequados. 

Pacientes que passaram por cirurgia cardíaca ou possuem doenças crônicas como leucemia, linfoma e anemia falciforme são os que mais necessitam de doação de sangue no HC. Entre os com doenças crônicas, as transfusões de sangue precisam ser realizadas semanalmente, e esse tipo de componente tem a validade de apenas 5 dias. Por isso, a Unidade precisa de doações de plaquetas todos os dias para garantir o estoque diante da demanda transfusional.

As pessoas com tipo sanguíneo O negativo podem doar para qualquer pessoa e só podem receber de quem tem o mesmo tipo sanguíneo. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas do mesmo tipo. Os tipos sanguíneos com fator Rh negativo são os mais difíceis de serem obtidos, sendo o O negativo o mais crítico a receber doações. 

Antes de cada transfusão, são necessários exames para garantir que haja compatibilidade entre o receptor e a bolsa a ser transferida. No HC-UFG/Ebserh são adotadas todas as normas para a segurança do paciente.

Portanto, a campanha Junho Vermelho propõe que o Hospital das Clínicas da UFG possa receber mais doações para garantir o estoque diante da demanda transfusional.

Requisitos básicos para a doação de sangue: 

Idade entre 16 e 69 anos de idade;

Pesar no mínimo 50kg;

Não possuir doenças como anemia, linfoma, hipertensão não controlada e as que são transmissíveis pelo sangue; 

Estar alimentado com alimentos leves e não gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação; 

Apresentar documento de identificação com foto. 

Principais impedimentos temporários: 

Aguardar 7 dias se estiver resfriado e 14 dias para quem está gripado;

Em casos de gestantes, inaptidão por 12 semanas após o parto ou abortamento e 12 meses para as que estejam amamentando; 

Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios, etc.): aguardar 12 meses; se feitas em estabelecimento adequado e com todos os cuidados necessários , o prazo é de 6 meses; 

Aguardar 7 dias após aplicação de vacinas contra Covid-19 e Influenza; e 4 semanas após vacinas contra rubéola, febre-amarela e sarampo.

Requisitos necessários para doar plaquetas:

Idade entre 16 e 69 anos;

Pesar 60 kg ou mais;

Acesso venoso calibroso (veia grossa);

Estar em boas condições de saúde;

Não fazer uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios;

Mulheres com até duas gestações podem doar;

Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos;

O intervalo mínimo entre duas plaquetas em um doador é de 48 horas, podendo o mesmo doador realizar doações, no máximo, 4 vezes por mês e 24 vezes por ano.

Serviço: 

O Banco de Sangue do HC-UFG aguarda por doadores de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem intervalo para o almoço. Os interessados a doar devem comparecer à Unidade com documento de identificação oficial com foto e estar alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos. 

O atendimento também pode ser feito por agendamento, pelos telefones (62) 3644-8179 e (62) 99108-5774.

Endereço: Primeira Avenida, s/nº – Setor Leste Universitário (ao lado do CEROF/UFG). Goiânia – GO, 74605-050.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo