CidadesHidrolândiaMais lidas

Hidrolândia celebra Festa da Jabuticaba e Mutirão das Fiandeiras no próximo sábado

No próximo sábado, 14, a Prefeitura de Hidrolândia realiza a Festa da Jabuticaba 2023 e a 28º edição do Mutirão das Fiandeiras a partir das 7h, no espaço de eventos da cidade. Ao longo do dia, serão realizadas diversas atividades e apresentações culturais.

Para receber milhares de moradores da cidade e visitantes de municípios vizinhos, a organização do evento destaca que será montado uma estrutura “aconchegante” com palco, tendas, praça de alimentação e ainda uma recepção. Todos os espações serão cobertos.
São esperadas entre cinco e sete mil pessoas ao longo de todo sábado. O ponto forte do evento será o grande almoço gratuito para os visitantes. No cardápio da festa, arroz carreteiro e também distribuição de jabuticabas.

A Festa da Jabuticaba e o Mutirão das Fiadeiras são eventos tradicionais da agenda cultural de Hidrolândia. Os dois eventos eram realizados em datas diferentes, mas a administração municipal resolver unificar as duas festas para reduzir gastos com a organização.
A programação inclui ainda a realização de mais uma edição da Feira das Mulheres Empreendedoras. Visitantes terão oportunidade de conhecer e comprar peças de artesanato, confecção e diferentes pratos da culinária local e brasileira.

“A Festa da Jabuticaba e o Mutirão das Fiandeiras resgatam a cultura de nossa cidade. Nosso objetivo é preservar as atividades tradicionais e também incentivar as novas gerações para que esses eventos continuem sendo realizados nos próximos anos e nas próximas décadas. Também é um momento para celebrarmos as conquistas recentes de nossa cidade”, aponta o prefeito Zé Délio Júnior.
O gestor acrescenta ainda que os grandes eventos da cidade são realizados em local apropriado. “Foi nesta gestão que construímos o Espaço Municipal de Eventos. Hoje, grandes festas são realizadas neste em local adequado e com segurança”.

Zé Délio enfatiza ainda a importância da Festa da Jabuticaba e do Mutirão das Fiandeiras para Hidrolândia. “São eventos voltados às famílias trabalhadoras que nos ajudam a administrar nossa cidade. Vamos receber milhares de moradores e também visitantes neste evento que une tradição, cultura, música e gastronomia. Também celebramos as riquezas naturais de nossa cidade”.

História
O Mutirão das Fiandeiras foi realizado pela primeira vez no início da década de 1990. A então primeira-dama Maria Onésia de Araújo, mais conhecida como dona Filinha resolveu realizar o evento para arrecadar cobertores e doar para famílias mais pobres de Hidrolândia. “Naquela época era muito difícil conseguir verba para comprar algumas coisas dentro das Secretaria de Assistência Social. Ela reuniu as fiandeiras e fez esse mutirão para proteger as pessoas do frio. O primeiro mutirão foi para atender a demandas das famílias que precisavam se cobrir. Na gestão passada, esse mutirão não foi realizado. Neste ano, esperamos receber grupos de cerca de 16 municípios”, recorda a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Carina Carvalho.

Além de encantar o público, o Mutirão das Fiandeiras, segundo a primeira-dama, também promove a socialização das pessoas envolvidas.
“Trabalhar com os idosos tem uma importância muito grande. Tem um trabalho psicológico envolvido porque as fiandeiras conversam, contam suas histórias e também fazem aquilo que gostam”.

Confira programação completa da festa!
7h – Amanhecendo com saúde;
8h – Recepção das fiandeiras;
9h – Abertura oficial;
10h – Leomário e Léo Rico;
11h -Yan Lucas;
12h – Laura Monteiro;
13h – Apresentação cultural;
14 -João Bosco e Emanuel;
15h- Almir Pessoal;
17h – Vini Bisoli;
19h – Banda Ciclone

Zé Délio entrega praça aos moradores do Village dos Ipês

Os moradores do Setor Village dos Ipês, em Hidrolândia, ganharam um espaço de lazer novinho. A Praça Pedro Honorato Cardoso, com academia aberta, parquinho, pista de caminhada, bancos em madeira, área gramada e iluminação em LED foi inaugurada pelo prefeito Zé Délio (União Brasil) e o deputado estadual Henrique César (PSC) na sexta-feira, 6. Serão beneficiados ainda moradores do Portal das Águas e Benjamin.

Ao todo, foram investidos R$ 241 mil na construção da praça. O deputado Henrique César encaminhou R$ 150 via emenda parlamentar e a administração municipal entrou com contrapartida.

A praça recebeu o nome do senhor Pedro Honorato Cardoso. Ele chegou em Hidrolândia na década de 1960 vindo de Minas Gerais. Foi empreendedor, sendo um dos primeiros comerciantes da cidade e posteriormente motorista de ônibus escolar até se aposentar.

GED

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo