Mais lidasNacional

Enem 2022 aborda temas contemporâneos, mas dá pouco destaque à pandemia

Temas como uso excessivo de celulares e da internet e o feminicídio estiveram entre os assuntos trazidos pelo Enem, aponta Positivo

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe temas contemporâneos, como uso excessivo de celulares e da internet e o feminicídio, mas deu pouco destaque para a pandemia da Covid-19, segundo avaliação dos professores do Sistema Positivo de Ensino.

O exame deu espaço para reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, por exemplo, em uma questão falando sobre Rayssa Leal, conhecida como “fadinha do skate”, que fez história ao ganhar a medalha de prata nas Olimpíadas de 2021.

“O que marca o Enem 2022 é a constante menção a textos e temas muito contemporâneos, como o feminicídio. É uma oportunidade para que os candidatos possam pensar sobre fatos e desafios que eles encontram todos os dias, seja em suas rotinas, seja nos noticiários”, aponta a assessora de Arte do Sistema Positivo, Karoline Barreto.

Apesar do banco de questões ser novo, só três perguntas foram relacionadas ao caos de saúde provocado em todo mundo pela disseminação do coronavírus, sendo duas delas nas provas de línguas estrangeiras e uma na etapa de Ciências Humanas.

Outros temas esperados que ficaram de fora foram a Semana de 1922, que completou cem anos, e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O tema da redação, anunciado pelo ministro da Educação, Victor Godoy, nas redes sociais, foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil“.

A assessora de Geografia do Sistema Positivo, Rafaela Pacheco Dalbem, avalia que o tema escolhido segue uma lógica, na comparação a temas de anos anteriores.

Historicamente, a redação do Enem costuma trazer temas das Ciências Humanas. E, considerando as importantes contribuições de povos e comunidades tradicionais para a cultura do país, o tema deste ano cumpre um importante papel de chamar os estudantes à reflexão”, destaca.

Quase 3,4 milhões de pessoas estão inscritas para o Enem 2022. Além da prova deste domingo (13), os candidatos têm ainda a prova de Matemática e Ciências da Natureza, agendada para o próximo domingo (20).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo