Artigo

Cascavel, patrimônio de Goiânia

Criado por lei de 1999 e instalado quase dez anos depois, o Parque Cascavel é um patrimônio da cidade de Goiânia e uma das maiores referências da Região Sudoeste da nossa cidade. Uma referência gerada pela oportunidade de lazer, prática esportiva e encontro das pessoas. E tem gente que ainda não se tocou para isso. No final de semana, um incêndio criminoso consumiu parte da área verde do parque, na Vila Rosa.
Goiânia vem sendo reconhecido há anos pela qualidade de vida que oferece aos seus habitantes. Dois pontos sempre são ressaltados: a oportunidade de negócios e as áreas verdes, que consolidam essa característica. As gestões municipais vêm fazendo a sua parte. Mesmo com dificuldades que o setor público enfrenta, são cerca de 50 parques instalados na cidade. Precisa de maior cuidado com a manutenção? Sim. Mas a população tem que ser parceira, dando a sua parcela de contribuição.
Atos de puro vandalismo, como esse do final de semana, não contribuem em nada com a nossa cidade. O consolo que fica é que esses atos devem ser encarados como exceção. Hoje, existem vários grupos que se preocupam com o parque e com a região. E que tem trabalhado pelas benfeitorias na região.
Em 2017, por exemplo, aconteceu ali uma audiência pública no Dia Mundial da Água, para discutir a situação do parque, especialmente quando ao assoreamento do espelho d’água. Dali, surgiram outras reuniões, foram desengavetados projetos e a revitalização surgiu, com a realização de obras de contenção, reforma dos brinquedos e das instalações. Este é o caminho que deve ser seguido.
O Parque Cascavel é patrimônio da cidade de Goiânia e cartão postal da Região Sudoeste. Foi concebido para isso.
A união do poder público, de empresas que atuam na região e da população organizada vai proporcionar vida longa ao Parque Cascavel, com um trabalho constante de melhoria.
Que os atos de vandalismo sejam punidos. E que fiquem na memória da região apenas como lição de que devemos investir na educação ambiental e preservar o meio ambiente. É o caminho certo e seguro para garantir sempre uma melhor qualidade de vida em nossa cidade.

* Gustavo Cruvinel é vereador, presidente da Comissão do Meio Ambiente

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo