O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), acredita que o cantor sertanejo Gusttavo Lima foi sensibilizado pelo resultado da pesquisa Genial/Quaest, que o colocou como o adversário com menor diferença contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno. Em entrevista ao jornal O Popular, Caiado reforçou que considera o União Brasil o “caminho normal” para a filiação do embaixador.
“Eu vejo como sendo um momento em que, sem dúvida, o Gusttavo Lima superou até algumas avaliações feitas anteriormente. Ele mostrou que ele supera todos os candidatos para ir para o segundo turno”, avaliou o governador. “Ele será muito bem recebido por nós. Eu já o chamei várias vezes para ele se filiar ao partido. Eu acredito que ele, chegando agora quinta-feira, estará sensibilizado com a resposta dessa pesquisa e o caminho normal dele é o União Brasil”, reafirmou durante evento de posse do desembargador Leandro Crispim como presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO).
Possibilidade de abrir mão da candidatura
Caiado também foi questionado sobre a possibilidade de ceder espaço para a pré-candidatura à presidência da República de Gusttavo Lima dentro do partido, apesar de já ter reafirmado sua disposição de disputar a presidência em 2026. O governador ponderou que a decisão sobre a candidatura será tomada apenas no período das convenções partidárias, entre julho e agosto de 2026.
“É a vida. A vida ensina que, no processo democrático, o partido não é propriedade particular de um pré-candidato”, disse Caiado. “Até julho de 2026, entre os dias 18 e 6 de agosto, é que a gente vai decidir o assunto. Até lá, é trabalhar e andar o Brasil todo. Eu vou fazer meu pré-lançamento no dia 28 de março e, a partir daí, eu vou estar percorrendo o Brasil todo final de semana”, reforçou ao Jornal O Popular.
Caiado também comemora desempenho na pesquisa
Além de destacar os números de Gusttavo Lima, o governador também celebrou seu próprio desempenho na pesquisa Genial/Quaest. Mesmo aparecendo com a menor intenção de votos entre os adversários de Lula no levantamento, Caiado afirmou que os números são um indicativo de crescimento e motivação para seguir sua pré-candidatura.
“Olha, me anima muito, né? Tanto é que dia 28 de março já estou caminhando e lançando a minha pré-candidatura”, declarou Caiado. O governador lançará oficialmente sua pré-candidatura à presidência da República no dia 28 de março, em Salvador, na Bahia, onde também receberá o título de cidadão baiano.
Pesquisa aponta cenários para 2026
A pesquisa Genial/Quaest testou seis possíveis cenários de segundo turno para as eleições de 2026. Em todas as simulações, Lula lidera. Veja os números:
- Cenário 1: Lula (PT) 41% x 35% Gusttavo Lima (Sem partido) | Indecisos: 3% | Branco/Nulo/Não vota: 21%
- Cenário 2: Lula (PT) 44% x 34% Eduardo Bolsonaro (PL) | Indecisos: 3% | Branco/Nulo/Não vota: 19%
- Cenário 3: Lula (PT) 44% x 34% Pablo Marçal (PRTB) | Indecisos: 3% | Branco/Nulo/Não vota: 19%
- Cenário 4: Lula (PT) 43% x 34% Tarcísio de Freitas (Republicanos) | Indecisos: 4% | Branco/Nulo/Não vota: 19%
- Cenário 5: Lula (PT) 45% x 28% Romeu Zema (Novo) | Indecisos: 4% | Branco/Nulo/Não vota: 23%
- Cenário 6: Lula (PT) 45% x 26% Ronaldo Caiado (União) | Indecisos: 4% | Branco/Nulo/Não vota: 25%
O levantamento ouviu 4.500 pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.