EstadoPolícia

Caiado firma parceria inédita entre Governo de Goiás e PRF para integração de comunicação e inteligência

Com o objetivo de facilitar a comunicação entre as polícias e reforçar a segurança pública, o governador Ronaldo Caiado assinou, na tarde desta terça-feira (05/12), um termo de cooperação técnica entre as forças de segurança estaduais e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Goiás e do Distrito Federal (DF). Com a medida, serão compartilhadas informações sobre ocorrências, suspeitos, dados sobre veículos, sistemas de informática e imagens de câmeras de monitoramento, entre outros itens.

O documento estabelece uma parceria inédita que vai durar cinco anos e foi assinado em solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, com a presença da cúpula dos órgãos envolvidos. O termo oficializa parceria já existente entre as forças policiais e eleva o nível de compartilhamento mútuo de dados. Segundo Caiado, a expectativa é que a integração possibilite avanços no combate ao crime, principalmente em rodovias, regiões de divisa e municípios do Entorno do DF.

A determinação de vocês precisa ser elogiada. Se Goiás hoje é um estado modelo, a segurança foi o sustentáculo da nossa gestão, deu condição para melhorarmos as outras áreas”, avaliou Caiado ao se dirigir aos chefes das forças de segurança de Goiás e da PRF.

Atlas de Violência
O resultado da integração entre as forças de segurança é refletido diretamente nos índices criminais. Goiás foi o terceiro estado que mais reduziu a taxa de homicídios entre 2020 e 2021, com queda de 18%, enquanto a média nacional reduziu 4,8%. Os dados são do Atlas da Violência, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Gostaria que Goiás expandisse essa experiência para o resto do Brasil, para podermos, cada vez mais, mostrar que é possível”, afirmou Caiado.
(Da Redação com informações da Secom)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo