Busca por teste de Covid cresce 521% no Ipasgo, mas é pequena no drive-thru da prefeitura
Ipasgo realizou 30.363 testes RT-PCR no último mês de janeiro. Prefeitura realiza testagem diária e gratuita
A busca por testes de Covid-19 na rede credenciada do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) aumentou 521% em comparação com a demanda de dezembro do ano passado, quando foram realizados 4.889 exames. Em contraste com a alta demanda entre os conveniados do Ipasgo, a reportagem do Mais Goiás testemunhou a baixa procura por testes no drive-thru da prefeitura de Goiânia que funciona no estádio Serra Dourada, e onde a realização do PT-PRC é gratuita.
O Ipasgo realizou 30.363 testes RT-PCR para a detecção da Covid-19, no último mês de janeiro. O total de testes no início deste ano representa ainda um aumento de 222% em relação à média mensal de autorizações do procedimento ao longo de 2021.
O levantamento do Ipasgo também aponta que a procura pelo teste em janeiro foi maior do que no auge da segunda onda da pandemia, no ano passado. Em março de 2021, o Instituto viabilizou a realização de 15.684 exames. Já no começo de 2022, as solicitações tiveram alta de 93%.
Pelo Ipasgo, os beneficiários tem acesso ao exame em 130 unidades conveniadas que atendem crianças e adultos. Para realizar o teste RT-PCR, os usuários precisam passar primeiro por avaliação médica e, na sequência, o prestador de serviço faz o cadastro do pedido no sistema do Instituto.
Baixa procura no drive-thru do Serra Dourada
No local, haviam duas filas com três ou quatro carros em cada uma. As pessoas que chegavam não esperavam muito. No máximo uns 15 minutos. O cenário difere do que se via nas primeiras semanas do ano, época em que houve um avanço da variante ômicron em decorrências das aglomerações e festas de fim de ano.
A prefeitura de Goiânia realiza no momento a testagem ampliada da Covid-19, com três pontos de coleta distribuídos em diferentes regiões a cada dia da semana. Os testes são gratuitos. O drive-thru do estádio Serra Dourada citado na matéria atendeu nesta quarta-feira (16), juntamente com uma tenda montada na Igreja de Cristo em Células, no Jardim Fonte Nova e outra tenda no Parque Leolídio Di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2.
Para está quinta-feira (17), a prefeitura de Goiânia prevê a realização da testagem por meio de tenda que será montada na Praça da Juventude, no Jardim das Aroeiras; no Cepal do Setor Sul e também no drive-thru do Jardim Botânico, no Setor Pedro Ludovivo. Confira todos os locais dos demais dias da semana no Imunizagyn.
Na capital, segundo dados do ImunizaGyn, 1.165.868 pessoas foram vacinadas até o momento com a primeira dose e 1.035.176 com a segunda dose e dose única. Atualmente, são 64 pontos fixos de vacinação e a vacinação itinerante com vans.
*informações de maisgoias