Brasil dá primeiros passos no Pré-Olímpico de Vôlei
Seleção se impõe diante de rivais continentais e já mira o próximo adversário em busca de uma vaga para os Jogos Olímpicos
A Seleção Brasileira de Vôlei Feminino começou com 100% de aproveitamento a campanha no Pré-Olímpico, que está sendo realizado em Tóquio, no Japão. Sem muitas dificuldades, o Brasil venceu Argentina e Peru, e com os triunfos aparece na liderança da competição, seguido por Japão e Turquia.
Os jogos
No último sábado (16), o Brasil venceu a Argentina por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/20 e 25/22. A oposta Kisy foi a maior pontuadora do confronto, com 16 pontos. A distribuição da levantadora Roberta foi eficiente e outras três jogadoras chegaram aos dois dígitos, a ponteira Gabi, com 12, e as centrais Carol e Thaisa, com 11 pontos.
Já no domingo (17), o Brasil levou a melhor contra o Peru por 3 sets a 0, com parciais de 25/14, 25/13 e 25/15. A ponteira e capitã Gabi foi a maior pontuadora do confronto, com 17 pontos (13 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque). Detalhe que o treinador José Roberto Guimarães deu rodagem para o grupo no duelo contra as peruanas – apenas a oposta Kisy e a líbero Nyeme não participaram da partida.
Após a partida, o técnico José Roberto Guimarães destacou a oscilação da equipe na estreia no Pré-Olímpico e pediu o mesmo nível de concentração do início ao fim.
“Depois do jogo contra a Argentina falamos sobre a importância de manter o foco até o final. Temos que manter a agressividade até o último ponto. Esse campeonato não permite caídas de rendimento, temos que manter uma regularidade muito grande. Hoje tivemos menos oscilações e mantivemos a concentração do início ao fim do jogo. Conseguimos um placar dilatado porque nosso comportamento foi adequado. Agora temos que pensar na Bulgária e Porto Rico, que fez grande resultado contra a Bélgica”, disse.
A líbero Natinha, também, deu suas impressões acerca do desempenho da Seleção nos dois primeiros jogos da competição que vale vaga nas Olimpíadas de Paris-2024.
“Foi a nossa segunda vitória no Pré-Olímpico e todo o resultado aqui é muito importante. Vitória, sets, pontos, tudo vale. Cada jogo é uma final, estamos felizes com o resultado. Agora é pensar na partida contra a Bulgária”, afirmou.
Lembrando que no Pré-Olímpico, o Brasil está no grupo B ao lado de Argentina, Peru, Bulgária, Porto Rico, Turquia, Bélgica e Japão. As equipes jogam entre si e as duas mais bem classificadas garantem um lugar nos Jogos Olímpicos de Paris.
As Olimpíadas contará com a presença de 12 seleções de vôlei em cada naipe: masculino e feminino. Uma das vagas, no entanto, já está garantida ao país-sede, a França. Das restantes, seis virão dos Pré-Olímpicos e as demais virão do ranking mundial de junho de 2024.
Agenda
O Brasil volta à quadra nesta terça-feira (19), às 04h (horário de Brasília), para encarar a Bulgária. Ainda nesta semana, a equipe comandada por José Roberto Guimarães vai duelar com Porto Rico, às 04h (de Brasília) na quarta-feira (20); Turquia, às 04h (de Brasília) na sexta-feira (22).