Saúde

Baixa cobertura vacinal contra Sarampo e Poliomielite em Aparecida amplia campanha

Durante todo o mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia se concentrou na Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomelite. Mas a baixa adesão dos pais em imunizar as crianças de um a menores de cinco anos fez com que a Prefeitura de Aparecida prorrogasse a Campanha até o dia 14 de setembro.

A decisão foi tomada para que a meta do Ministério da Saúde de imunizar 95% das crianças seja atingida. Em Aparecida o último levantamento feito pela Secretaria apontou que a vacinação de Poliomelite no município chegou a 89,08%. Em uma população de 30.901 que precisam se vacinar, até o momento 27.527 se protegeram. O balanço da imunização do Sarampo apresentou números ainda mais baixos: somente 85,87% dos que deveriam se vacinar tomaram a dose.

O secretário de saúde de Aparecida alerta os pais e responsáveis sobre a importância de imunizarem os pequenos. “Com a decisão, os responsáveis terão mais tempo para levar as crianças. Mesmo as crianças já vacinadas, devem ser imunizadas”, disse.

 

Postos de Vacinação

Durante os próximos dias, a imunização ocorrerá nas seguintes UBS de Aparecida, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30: UBS Andrade Reis; Jardim Tiradentes I; Jardim Florença; Independência Mansões; Pontal Sul II; Delfiori; Bandeirantes; Jardim Riviera, Campos Elísios, Veiga Jardim, Bairro Independência, Caraíbas, Alto Paraíso, Jardim dos Ipês, Madre Germana, Mansões Paraíso, Buriti Sereno, Parque Trindade, Santa Luzia, Jardim Olímpico, Jardim Bela Vista, Vila São Pedro, Rosa dos Ventos, Nova Olinda, Retiro do Bosque, Cândido de Queiroz, Jardim Paraíso e Garavelo Park.

A vacinação também será realizada de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h30, nos Cais Colina Azul e Nova Era, no Centro de Saúde Papillon Park e no Centro de Atendimento Ambulatorial (antigo Pronto-socorro).

Doenças
Considerada erradicada no país, graças à vacinação, a Poliomielite é caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que acomete em geral os membros inferiores.

Com surtos registrados em diferentes regiões do país o Sarampo preocupa a SMS, por ser uma doença extremamente contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. (Klau Bueno)

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo