Economia & NegóciosEstado
Associação dos Funcionários do Sebrae realiza campanha de doação de sangue
Da união de esforços entre Associação dos Funcionários do Sebrae (AFSebrae), Diretoria de Administração e Finanças e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), nasceu a Campanha de Doação de Sangue – iniciativa que vai levar uma unidade móvel do Hemocentro até a sede do Sebrae, no setor Bueno, em Goiânia. Programada para ocorrer entre 8 e 18 horas destas sexta-feira (24/2), a ação será aberta para toda população. Na oportunidade também será possível se cadastrar como doador de medula óssea e colaborar com o banco do Hemocentro.
Para o presidente da AFSebrae, o analista Vinicios José Araújo, neste período de Carnaval os estoques dos hospitais e do Hemocentro ficam comprometidos pelo já esperado aumento no número de acidentes. “Nosso objetivo é sensibilizar não só os funcionários do Sebrae, mas os clientes e a vizinhança em geral. Todos serão muito bem-vindos para essa ação de tanta importância”, ressalta.
O doador, segundo Vinicios, vai receber os resultados de uma bateria de exames de forma gratuita. Ele lembra também que pessoas que têm excesso de ferritina no sangue podem ter uma razão a mais para serem solidárias, visto que a única maneira de normalizar as taxas é com a doação.
Quem pode doar
Todo mundo pode participar, desde que os critérios de doação sejam atendidos, como, por exemplo, estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização – formulário no site www.hemocentro.org.br); pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.