Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia celebra 60 anos de emancipação política

A cidade hoje considerada pujante, inteligente, integrada, universitária, industrial e atraente, com praças e avenidas sempre floridas, passou por forte transformação ao longo dessas cinco décadas. E, para a atual gestão municipal, a emancipação política foi um dos principais atos do poder público que fomentaram o progresso de Aparecida.

A cidade, que fica na região metropolitana, comemora 60 anos de emancipação. O município, antes considerado um distrito, foi emancipado no dia 14 de novembro de 1963.

Aparecida conquistou sua emancipação política em 14 de novembro de 1963. Na época, já havia se passado 41 anos de sua fundação histórica, em 11 de maio de 1922, quando foi erguido o famoso Cruzeiro no local hoje conhecido como Praça da Matriz, onde fica o Santuário Nossa Senhora Aparecida. Portanto, o calendário anual de Aparecida tem duas datas de relevante valor histórico para o município: 11 de maio, aniversário de fundação da cidade; e 14 de novembro, emancipação política e administrativa.

A data foi comemorada neste último domingo, dia 12 de novembro, com uma Missa Especial na Igreja Católica Cristo Rei no Setor Garavelo.

Aparecida de Goiânia completa 58 anos de emancipação (Foto: Diomício Gomes/O Popular)Aparecida de Goiânia completa 58 anos de emancipação (Foto: Diomício Gomes/O Popular)

Hoje Aparecida é o segundo município mais populoso e terceiro no ranking da economia do estado. E atualmente está entre as 100 melhores cidades para se fazer negócios no Brasil. No Índice de Cidades Empreendedoras da Escola Nacional de Administração Pública (ICE/ENAP), a cidade é a 35ª melhor para se empreender no país.

Em 60 anos, o número de bairros em Aparecida cresceu nada menos do que 13 vezes, passando de 23 setores, no ano da emancipação, para mais de 300 bairros na atualidade. “Ou seja: são números que mostram como Aparecida é uma cidade pujante, moderna, que olha para o futuro sem esquecer das raízes plantadas no passado. Com boa gestão fiscal, política e administrativa, o nosso município se desenvolve a cada dia mais, atraindo olhares do Brasil e do mundo”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.

No setor de serviços, teve um forte desenvolvimento de centros de distribuição, principalmente no segmento de medicamentos, um dos maiores do país. A localização geográfica do município e o investimento no setor de logística, faz com que diversos tipos de produtos passem por Aparecida e sejam facilmente escoados para todas as regiões do Brasil.

Lei de emancipação

No início da segunda metade do século XX, a Assembleia Legislativa aprova o projeto de Lei nº 784/63, que se torna a Lei nº 4.927, de 14 de novembro de 1963, criando o município de Aparecida de Goiânia. O Projeto de Lei de Emancipação de Aparecida teve a participação fundamental dos deputados Iris Rezende Machado e Olinto Meireles.

Missa

Uma missa campal na Paróquia Cristo Rei, no setor Garavelo, celebrou os 60 anos de emancipação política de Aparecida de Goiânia, neste último domingo (12/11), com a presença do governador em exercício Daniel Vilela.

“Hoje é dia de agradecer as bençãos que a cidade recebeu ao longo dessa história e pedir a Deus que possa continuar fazendo uma cidade abençoada, de pessoas felizes, de bem, que querem construir uma comunidade cada vez melhor”, afirmou Daniel Vilela.

A missa foi celebrada por Dom João Justino, que agradeceu a grande participação da comunidade.

“Como arquidiocese, nos alegramos com o povo desta cidade, com as famílias, com os gestores públicos. Queremos pedir muitas bênçãos para que a Aparecida de Goiânia continue se desenvolvendo e acolhendo bem todos os seus moradores”.

APARECIDA DE GOIÂNIA

Com história ligada à Igreja Católica, já que surgiu em torno da antiga capela Nossa Senhora Aparecida, a cidade conquistou a independência administrativa em 1963. Pai de Daniel, Maguito Vilela governou o município por duas vezes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo