Adolescente de apenas 13 anos passa em primeiro lugar no curso de direito da UFRJ
O garoto que já montava quebra cabeças com apenas dois anos de idade, também foi aprovado na Estadual do Ceará, e passou em 1º lugar no concurso da Epcar
A confirmação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apontou o menino Caio Temponi, de apenas 13 anos, como o aprovado em primeiro lugar no curso de direito da Faculdade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com uma nota de 791,63 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado saiu na última terça-feira (22/2).
Além disso, Caio também foi aprovado em administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE); e ficou em primeiro lugar no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena, Minas Gerais.
Nascido na cidade de Três Rios (RJ), atualmente o garoto mora com a família em Fortaleza, capital do Ceará. Caio tem o sonho de se tornar juiz federal para ajudar outras pessoas sobre os direitos e deveres delas. “Acredito que é uma área em que posso dar minha contribuição ao instruir as pessoas”, disse o jovem em entrevista ao Correio Braziliense.
O Brasil permite que alunos menores de 18 anos entrem na faculdade, se tiver o certificado de conclusão do ensino médio. No entanto, o adolescente decidiu não ingressar no ensino superior ainda, apesar de ter um laudo comprovando suas competências.
De acordo com a mãe de Caio, Laurismara Temponi, desde pequeno, ele dava sinais de aprendizado avançado. Ela conta que com apenas dois anos de idade, Caio já montava quebra-cabeças. “Desde esta época a gente já percebia o despertar dele para o estudo”, conta. Ainda, segundo diz a mãe, com o apoio de profissionais da educação, ele conseguiu avançar 1ª, 3ª e 8ª série do ensino fundamental.
Com o intuito de ajudar outros estudantes que realizarão provas e exames, o menino fez um canal no Youtube, chamado “Gabaritando com Caio Temponi”. Com várias dicas de estudos, o canal já possui mais de 362 mil visualizações