Cidades

Acadêmicos da Unifan atuam no suporte na mais tradicional corrida de rua de Goiânia

A 14ª edição do Circuito Mulher Unimed aconteceu na manhã do dia 24 de março. A prova, que é exclusivamente para o público feminino, contou com a presença de 1,5 mil competidoras. Foram dois percursos disponíveis: 5 km e 10 km. A tradicional corrida goiana faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
O Centro Universitário Alfredo Nasser, parceiro do Jornal O Popular na realização do evento, esteve presente na prova com 29 alunos voluntários dos cursos de enfermagem, biomedicina e fisioterapia, coordenados pelos professores Paulo Inácio Marques da Cruz e Gabriela Lopes dos Santos, Coordenadora do curso de Fisioterapia.


A participação da Instituição, através do projeto Unifan na Comunidade, foi marcada pelo número de atendimentos às atletas durante o percurso. Foram realizados 36 atendimentos de coleta de pressão arterial, 36 atendimentos de coleta de glicemia e 180 atendimentos de fisioterapia.
A coordenadora do curso de Fisioterapia comenta sobre a participação. “A experiência de acompanhar e supervisionar os atendimentos dos acadêmicos do Curso de Fisioterapia nessa atividade de Recovery em atletas no Circuito da Mulher foi extremamente enriquecedora para mim como professora e coordenadora do curso. Essas atividades proporcionam ao acadêmico a vivência na prática do que aprendem durante o curso, ampliando o processo de aprendizagem, além de permitir troca de experiências e saberes entre os acadêmicos e outros profissionais.”
Diante dos números registrados durante o evento, a coordenadora do projeto Unifan na Comunidade, professora Jakeline Ferreira de Araújo Lôbo, avalia positivamente a participação. “A Ação Unifan na Comunidade no Circuito Mulher Unimed foi um sucesso, graças ao esforço e dedicação dos alunos voluntários dos cursos de Enfermagem, Biomedicina e Fisioterapia. Os atendimentos prestados demonstraram o impacto positivo que a união da comunidade acadêmica pode ter na promoção da saúde e bem-estar da população”, enfatizou.
Entre os alunos participantes, o entusiasmo e satisfação em estar na linha de frente da competição certamente será uma experiência inesquecível.
“É um grande aprendizado e experiência para vida acadêmica e curricular, troca de experiências e conhecimentos entre os alunos, e interação com os participantes. Esse tipo de iniciativa desperta interesse nos alunos em querer participar em próximos eventos e desperta interesse e curiosidade para futuros acadêmicos, pois é muito bem visto a participação em eventos grandes pela quantidade de pessoas participantes”, comenta a aluna Valéria Souza do 6º período noturno de Fisioterapia.

“O impacto que os atendimentos de fisioterapia tem em ações trazem a vida acadêmica uma experiência que soma, por ter o contato com paciente que apresenta diferentes queixas e que consequentemente nos capacita em meio a vida profissional, em como conversar com paciente, entender o seu problema e saber como ajuda-lo de alguma forma, trazendo tratamento que sabemos que são o melhores para ele(a). A iniciativa que a Unifan tem é de suma importância para o crescimento dos acadêmicos que traz experiências incríveis e que servem para colocarmos em prática tudo o que aprendemos e representar a universidade em ações traz muitos ganhos em um todo, principalmente reconhecimento do curso e área de atuação. Eu agradeço muito por ter a oportunidade de participar e espero ansiosa para as próximas ações”, pontua Aylana Vieira, aluna do 6º período matutino de Fisioterapia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo