Nacional

A uma semana do Enem 2022, feras devem saber regras do exame e cuidar da alimentação e do sono

Está chegando a hora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos próximos dois domingos, 13 e 20 de novembro, milhares de estudantes vão encarar, em todo o País, uma maratona de cinco provas, com uma redação e 180 questões objetivas.
É com a nota da avaliação que poderão concorrer a vagas de graduação em mais de cem universidades públicas brasileiras. Nestes dias que antecedem o exame é importante não exagerar nas revisões, cuidar do corpo e da mente e conferir as regras do processo para não correr risco de ser eliminado.
Haverá aplicação das provas em todos os Estados.
São 3.396.632 candidatos. Como nas duas últimas edições, o Enem 2022 terá versão impressa e digital. Do total de inscritos, 3.331.566 farão a prova em papel e 65.066 pelo computador.

MÁSCARAS
CONTRA COVID-19

Um das regras que muda esse ano, em relação às duas últimas edições do Enem, é sobre o uso de máscaras de proteção contra a covid-19. Em 2020 e 2021 todos, entre fiscais e candidatos, foram obrigados a usar a proteção no rosto.
Dessa vez, com a diminuição de casos da doença, o edital do Enem 2022 informa que a máscara será necessária nos Estados e municípios que a exigirem. Nos locais em que estiver liberada, como é o caso de Pernambuco, o estudante poderá comparecer sem o equipamento.

DOCUMENTOS
DIGITAIS

Outra novidade é sobre documentos no formato digital. Conforme previsto, é obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Documentos digitais – RG, CNH e e-Título serão aceitos, desde que mostrados nos respectivos aplicativos oficiais.
“Não serão aceitas capturas de tela”, esclarece o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem.

HORÁRIOS

No próximo domingo (13) as provas serão de redação, linguagens e ciências humanas. No dia 20 os testes serão de matemática e ciências da natureza.
Em ambos os dias, portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, com início das provas às 13h30. A saída é liberada a partir das 15h30. No dia 13 o Enem acaba às 19h e no dia 20 às 18h30. Só pode sair com o caderno de provas faltando meia hora para acabar o exame.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo