Moradores da Venezuela realizam resgates por conta própria após terremoto
Após duplo terremoto, moradores de La Guaira enfrentam dificuldades para resgatar vítimas devido à demora no socorro oficial e à falta de equipamentos.
Na cidade costeira de La Guaira, na Venezuela, a população local enfrenta uma situação desesperadora após um duplo terremoto de magnitudes 7,2 e 7,5 atingir a região na noite de quarta-feira (24). Com o socorro oficial ainda ausente, os moradores têm realizado buscas por sobreviventes nos escombros com as próprias mãos.
A presidente interina, Delcy Rodríguez, declarou La Guaira como uma “zona de desastre” e anunciou esforços para mobilizar máquinas pesadas com a ajuda de empresas privadas. No entanto, muitos residentes ainda aguardam a chegada de equipamentos que possam auxiliar na remoção de grandes blocos de concreto.
Desafios no resgate
Carlos Borges, um dos moradores que participa das buscas, relatou a dificuldade em retirar vítimas dos escombros devido à falta de retroescavadeiras. Ele e outros voluntários conseguiram resgatar três pessoas vivas de um prédio destruído. Em outra parte da cidade, Yamileth Jiménez busca desesperadamente por seu filho de 19 anos, que acredita estar soterrado sob os escombros.
A situação é agravada pela escassez de água e alimentos, resultando em saques em algumas lojas de La Guaira. O Hospital José María Vargas está sobrecarregado, com feridos sendo atendidos até do lado de fora do prédio.
Resposta oficial e solidariedade
As Forças Armadas iniciaram a instalação de hospitais de campanha na região para realizar cirurgias de emergência. No entanto, a falta de suprimentos médicos básicos é um problema em outras áreas, como no hospital de Morón, onde o médico Augusto Ramírez enfrenta dificuldades para atender os feridos.
Até o momento, as autoridades confirmaram 188 mortes e 1.520 feridos. A população de La Guaira continua a enfrentar a tragédia com resiliência, mas espera por uma resposta mais rápida e eficaz das autoridades competentes.



