Mundo

Temperatura no planeta vai continuar a aumentar

Da Redação
[email protected]

As consequências do aquecimento global são inimagináveis, alerta o presidente da Comissão Nacional para as Alterações Climáticas, do Conselho Nacional de Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte Santos.
Para ele, a humanidade vai ter de se adaptar aos aumentos da temperatura que, no futuro, não vão diminuir, referindo-se ao calor que tem atingido sobretudo a Índia e o Paquistão.
O especialista português em clima alerta que a descarbonização do planeta é a única solução possível para assegurar a sobrevivência da espécie humana. Ele lembrou que os termômetros na Índia não param de subir. A capital – Nova Deli – ultrapassou os 52 graus. Chegou, mais precisamente, aos 52,3, de acordo com os serviços meteorológicos indianos. O número é recorde. As autoridades alertam para a possibilidade de faltar água.

Paquistão

Algumas regiões do Paquistão têm registrado temperaturas acima dos 52 graus Celsius, prevendo-se que cheguem aos 54. As autoridades associam a subida dos termômetros às alterações climáticas, e os hospitais têm recebido centenas de pessoas vítimas de insolação.
Há pelo menos uma semana que uma intensa onda de calor, acima da média para maio, atinge várias províncias no leste e sul do país. Na província de Sindh, as temperaturas já ultrapassaram os 52 graus durante vários dias, de acordo com os serviços meteorológicos do Paquistão. A população da cidade de Mohenjo Daro, mesmo já habituada a altas temperaturas, está a sofrer com os 52,5 que se repetem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo