Mundo

Coreia do Norte envia mais 300 balões de lixo para a Coreia do Sul

Da Redação
[email protected]

A Coreia do Norte lançou cerca de 310 balões carregados de lixo por meio da fronteira sul nesse domingo (9) à noite, de acordo com o Exército sul-coreano citado pela agência de notícias Yonhap.
“O último lote de balões carregados de lixo enviado no domingo continha resíduos de papel e plástico, não tendo sido detectado qualquer material tóxico até o momento”, afirmou o Estado-Maior sul-coreano.
Ontem, a irmã líder norte-coreano, Kim Jong-un, prometeu “nova resposta” à propaganda de Seul contra o regime da Coreia do Norte por meio de alto-falantes ao longo da fronteira, descrevendo a situação como “muito perigosa”.
Se Seul “optar por fazer provocações com a distribuição de panfletos e alto-falantes, não há dúvida de que será testemunha da nossa nova resposta”, declarou Kim Yo-jong, citada pela agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.
Para a irmã do líder norte-coreano, o relançamento da campanha sul-coreana é “prelúdio de uma situação muito perigosa”.
A Coreia do Sul anunciou o recomeço da transmissão de propaganda em alto-falantes contra o regime norte-coreano na fronteira entre os dois países, em resposta ao envio de balões cheios de lixo dos norte-coreanos.
A decisão foi aprovada pelo Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul, em reunião de emergência no domingo. Para Seul, “a responsabilidade por qualquer escalada de tensão entre as duas Coreias recairá inteiramente sobre a Coreia do Norte”.
Desde 28 de maio, a Coreia do Norte enviou mais de 1.300 balões cheios de lixo e resíduos por meio da fronteira entre os dois países, em resposta à propaganda de Seul contra o líder norte-coreano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo