Unifan entre as melhores do Brasil

Nos últimos anos, Aparecida de Goiânia tem sido chamada de cidade universitária e cidade industrial. O município, que é um dos maiores geradores de emprego no Brasil, também é referência no cenário nacional por abrigar diversas faculdades e universidades.

 

Hoje, jovens aparecidenses não precisam buscar qualificação profissional em outras cidades. Ao contrário, estudantes de várias partes do País desembarcam em Aparecida para realizar o sonho da formação superior.

 

Quando o assunto é educação, o Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) é a grande referência pelo pioneirismo e pela qualidade de ensino. Há 23 anos, o empresário e deputado federal Professor Alcides criou uma das primeiras faculdades na cidade. Naquela época, Aparecida estava iniciando o processo de desenvolvimento que celebra ao completar 101 anos de fundação.

 

Passadas quase duas décadas e meia, a cidade se desenvolveu bastante. A Unifan acompanhou e participou deste movimento progressista. Graças ao trabalho de centenas de servidores e a credibilidade junto à sociedade, novos cursos foram implantados e a então universidade se tornou centro universitário.

 

Em Aparecida de Goiânia, os dois polos do Centro Universitário Alfredo Nasser contam com cerca de cinco mil alunos. Em Remanso, na Bahia, terra natal de Professor Alcides, Pontalina-GO e Casa Nova-BA, são mais de dois mil estudantes.

 

Dos 21 cursos oferecidos pela instituição, cinco deles são avaliados com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC): medicina, direito, psicologia, odontologia e administração. Além disso, a instituição possui ainda 38 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.

 

 

Medicina

 

O curso de Medicina foi implantado na UNIFAN em 2014, 29 anos após a fundação da Instituição. Neste tempo foram feitas pesquisas para saber qual o modelo ideal para o novo curso e qual estrutura esse modelo exigia para o perfeito funcionamento. A opção foi pelo método PBL, sigla inglesa que significa aprendizagem mediante a solução do problema. Na forma pedagógica a aula expositiva é substituída por pesquisas feitas por grupos de 10 acadêmicos, orientados pelo professor (no caso, tutor). As pesquisas dão condições para que a prática seja ministrada junto com o conteúdo teórico. Definida a metodologia a UNIFAN cuidou de montar a estrutura completa para perfeita aprendizagem médica. Salas ideais, laboratórios necessários, material didático apropriado. A equipe docente foi estruturada para figurar entre as mais qualificadas da América do Sul, com 52% dos membros sendo mestres e doutores (a exigência legal é de 33%).

 

“Nosso curso de medicina, por exemplo, é o melhor da Região Centro-Oeste e o único com nota cinco. A Unifan também está entre as três melhores faculdades do Brasil. Isso tudo é fruto de muito trabalho, persistência e determinação”, aponta Professor Alcides.

 

“Estamos trabalhando para ajudar nossa cidade a crescer, e, consequentemente, nossas empresas também irão crescer. Devemos tudo aos nossos colaboradores que do mais simples ao mais graduado se dedicam pelo sucesso da Unifan”, destaca  Professor Alcides.

 

Ciente do crescimento populacional da cidade, a Unifan se prepara para expandir sua atuação com a oferta de qualificação para milhares de estudantes. O terceiro polo será construído a partir de 2024 em um terreno de seis mil metros quadrados às margens da GO-040, na região do Setor Garavelo.

 

História

 

Em 1968, o jovem visionário Professor Alcides Ribeiro chegou em Aparecida. Em 1970, comprou uma pequena escola municipal no Jardim das Esmeraldas. Ali começou a história de sucesso do Educandário Alfredo Nasser onde figuras importantes da política e do meio empresarial aparecidense estudaram.

 

Quatro anos após, em 1974, o empreendedor inaugurou a primeira unidade do Bazar do Professor Alcides. A loja foi criada porque o comércio na cidade ainda era muito fraco e os pais de alunos encontravam dificuldade para comprar o material escolar de seus filhos.

 

O Educandário Alfredo Nasser seguiu crescendo, conforme o desenvolvimento da cidade e o trabalho árduo de seu criador. A pequena escola infantil se tornou colégio de referência e, posteriormente, há 23 anos de faculdade. Hoje, é um dos maiores centros universitários do Brasil.