Tecnologia no combate à criminalidade; novas ferramentas também melhoram atendimento público

Monitoramento em tempo real reduz ações criminosas; Olhos de Águia é referência para outras cidades

 

Quem mora em Aparecida ou visita a cidade com frequência já percebeu que as praças, avenidas e prédios públicos estão cheios de câmeras. O videomonitoramento é feito 24 horas por dia, através do trabalho atento dos agentes de segurança no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). 

 

Os equipamentos utilizados são de última geração. As câmeras, através de softwares, conseguem identificar placas de veículos com denúncia de roubo ou furto e realizam o reconhecimento facial de foragidos da justiça. 

 

Para que tudo isso funcione perfeitamente, Aparecida investiu mais de R$ 50 milhões na implantação do projeto Cidade Inteligente. Tudo começou com a implantação de 700 quilômetros de fibra óptica em toda cidade. A administração investiu ainda na construção de um dos maiores data centers do Brasil para nível municipal , com capacidade de armazenamento de 4,6 petabytes.  

 

As novas tecnologias auxiliam muito a administração pública. Usamos as ferramentas tecnológicas para melhorar o atendimento à população. Seja na segurança, na desburocratização de processos e na transparência.  A tecnologia é muito útil”, aponta o prefeito Vilmar Mariano. 

 

Ao todo, cerca de 600 câmeras de videomonitoramento serão instaladas nos principais pontos da cidade, garantindo a ampliação da fiscalização em tempo real

 

Ao perceber qualquer atitude suspeita, as equipes plantonistas encaminham uma viatura ao local da ocorrência para averiguar in loco a situação. Graças ao videomonitoramento, a Guarda Civil Municipal de Aparecida evita furtos em escolas, recupera veículos furtados ou roubados e ajuda as demais políciais a identificar suspeitos. 

 

Batizado de Olhos de Águia, o programa de vigilância cobre toda a cidade, oferecendo auxílio rápido às forças de segurança na busca por criminosos. Ou seja, a partir do momento da denúncia, os agentes passam a monitorar a movimentação do veículo suspeito na cidade. 

 

“Aparecida já é referência para várias cidades. Recebemos comitivas de outros estados que vieram conhecer e querem projetos semelhantes. Nosso videomonitoramento aponta resultados positivos e, por isso, serve de espelho para outros municípios”, sublinha o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandro Christopher.

 

Em 2023, o videomonitoramento foi ampliado, passando a contar com 1,6 mil câmeras dentro e fora das unidades escolares e mais de mil pontos nas unidades de saúde do município.

 

Atenção máxima à segurança de nossas crianças

 

Para garantir a segurança de milhares de crianças e adolescentes nas 94 unidades escolares, Aparecida agiu rápido. A segurança dos prédios, que já são monitorados por câmeras de segurança, foi reforçada com a presença de um GCM armado.  

Além da presença do agente, as escolas e CMEIs foram equipados com o Botão do Pânico. Quando acionado diante de alguma situação de perigo, o dispositivo emite sinal de alerta na central de videomonitoramento. Em alguns minutos uma viatura já estará na unidade escolar. 

Novos laboratórios

 

Foram adquiridos neste ano 1,5 mil computadores, que irão integrar 60 laboratórios de informática para usufruto da população. Eles serão criados em 2023 com infraestrutura necessária para comportar internet de qualidade.

Prontuário eletrônico

 

Foi implantado na rede municipal de Saúde de Aparecida um novo formato para registrar o histórico hospitalar do paciente. Cada Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) passou a contar este ano com o prontuário eletrônico. Para o funcionamento do sistema foram instalados nos ambientes novos computadores e internet de qualidade.

A digitalização do histórico médico do paciente já é realidade em Aparecida. Isso inclui relatórios médicos, pedidos de exames, encaminhamentos, receituários, entre outros. Além de gerar economia com a redução de despesas com papéis, a implantação do novo sistema contribui com a preservação do meio ambiente